sábado, 2 de dezembro de 2006

Os 10 passos de um personal shopper com o seu cliente


1. Identificar as expectativas do cliente em relação ao trabalho do personal shopper.

2. Assimilar a profissão e os hábitos do cliente.

3. Marcar uma reunião junto ao guarda-roupa do cliente.

4. Questionar o cliente sobre qual o atributo fisco que considera o melhor e o que considera o pior.

5. Saber que tipo de eventos sociais frequenta.

6. Questionar o cliente sobre quais tipo de ocasiões é que o cliente considera mais difícil de seleccionar algo adequado.

7. Verificar as roupas do guarda-roupa actual do cliente. Sugerir as que se adequam à sua silhueta e à sua vida profissional e social; todas as restantes devem ser doadas à caridade, ou simplesmente deitadas ao lixo!

8. Colocar a questão: “Quando é que usou esta roupa ou peça pela última vez?”, se não a usou no último ano, pode simplesmente bani-la do seu armário.

9. Decidir o orçamento. Quanto é que gostaria de gastar num novo guarda-roupa?

10. Decidir a abordagem. Um personal shopper pode optar por duas abordagens, dependendo de cada cliente; pode optar por escolher ele próprio um leque de roupas, acessórios e calçado e leva-lo à casa do cliente; ou optar por levar consigo o cliente num dia de compras – podendo assim o cliente participar, descobrindo um pouco mais sobre como adquirir exactamente a roupa mais indicada a sua silhueta e estilo de vida.